MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA PARA CONDOMÍNIOS & PLANO DE MANUTENÇÃO - Florianópolis - Relação entre investimento e retorno

Posted by Simone Nunes Verzola on 15:45 with No comments
Quem procura um imóvel para a compra e deseja executar a aquisição de um patrimônio, busca:
  • Segurança na habitabilidade do seu imóvel
  • Gerenciamento eficiente dos recursos do condomínio
  • Valorização do imóvel frente ao mercado, para futuras negociações
  • Garantia de desempenho e funcionalidade dos sistemas 
  • Vida útil máxima e prolongada
  • Evitar investimentos imprevistos causados por problemas construtivos que poderiam ser evitados.
Há que se esclarecer que para o edifício preservar suas características estéticas, funcionais e de segurança é necessário que ocorram manutenções de forma periódica e sistemática. A ação natural da edificação é o envelhecimento, assim como qualquer corpo ou matéria do planeta. Os materiais que compõem os sistemas construtivos não são eternos, nem mesmo o concreto, e para garantir os direitos dos proprietários e maior entendimento ao tema a NBR 15575  - Edificações Habitacionais - Desempenho, traz em sua parte: Requisitos gerais, os gráficos a baixo.


Comportamento do desempenho ao longo do tempo de uso mediante as intervenções de manutenções




Desempenho de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – Parte 1: Requisitos gerais ABNT/CB 02 - Comitê Brasileiro de Construção Civil CE 02.136.01 - Desempenho de Edificações


Observa-se ainda o fato de que os valores investidos pelo condomínio aumentam exponencialmente se comparadas as ações de manutenções preventivas com os investimentos de manutenções corretivas, conforme demonstra a Lei de Sitter - 1984, a baixo:


Lei de Evolução de Custos (SITTER, 1984) em função do período de tempo de vida da edificação

Os gráficos a cima indicam claramente como o investimento em manutenções preventivas representam o fator mais importante se pensarmos em economia real ao longo do tempo de vida da edificação e manutenção do desempenho, da funcionalidade e do valor patrimonial do imóvel. 

Flávia Zoéga A. Pujadas teve o artigo "Investimento Pró Ativo", publicado na Revista Construção Mercado, ed. Pini, no qual apresenta a relação entre a negligência de investimentos na atividade de manutenção e a evolução na perda de valor nos imóveis.

Valor da manutenção na valorização do imóvel
Fonte: Pujadas (2007)

Sendo o estado de conservação "A", a situação de melhores e eficientes investimentos em manutenção e o estado de conservação "I", a pior situação de conservação da edificação relacionada às atividades de manutenção.

Os números são um alerta aos proprietários de imóveis em condomínios verticais. As pesquisas mostram que o investimento em manutenção é muito menor se feito desde os primeiros anos de idade da edificação, de forma correta, com companhamento técnico profissional, e se efetuados de forma preventiva seguindo um planejamento de manutenções, podem sim contribuir para o prolongamento da vida útil da edificação e da segurança dos moradores.