Problemas de UMIDADE na construção - PATOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Posted by Simone Nunes Verzola on 14:33 with No comments
Este é o primeiro post da série Patologias na Construção Civil, e vai abordar um problema que atinge muita gente e que depois de instalado requer atenção e dedicação para ser sanado.
Os aborrecimentos ocasionados pela UMIDADE são recorrentes e um dos maiores problemas de uma edificação durante sua vida útil e a patologia de umidade está associada, dentre outras coisas, à idade da construção, ao clima, aos materiais e técnicas construtivas aplicadas e ao nível de controle de qualidade realizado nas construções.
Os problemas na construção civil causados pela umidade podem estar relacionados a até 60% das manifestações patológicas encontradas em edificações em fase de uso e operação e podem levar a prejuízos de caráter funcional, de desempenho, estéticos e estruturais podendo representar risco a segurança e a saúde dos usuários.
Por isso não se deve negligenciar a UMIDADE, que pode se manifestar causando pequenos incômodos visuais e estéticos e até levar a patologias graves estruturais.
Dentre os tipos já classificados está a UMIDADE ASCENDENTE POR CAPILARIDADE.
Também chamada de umidade originada do solo ou umidade ascensional, é percebida nas regiões mais inferiores de muros e paredes. Pode atingir até a altura de 1m e ocasionar danos no revestimento argamassado, na película de pintura, na alvenaria e também pode atingir as estruturas de concreto.

FONTE: DO AUTOR
Ocorre devido a um fenômeno físico chamado capilaridade, que é a propriedade dos fluidos de atingir alturas variáveis quando se situam no interior de tubos de pequeno diâmetro ou capilares. Isso ocorre devido à tensão superficial existente entre o líquido e as paredes de contato, que é uma força maior que a da gravidade e que se impõe sobre a lei dos vasos comunicantes.
A melhor maneira de evitar que esse tipo de umidade acometa a sua construção é ainda na etapa de projeto e construção, prevendo sistemas eficientes de impermeabilização da estrutura e revestimentos que impeçam a absorção de água proveniente do solo. Quando a patologia já está instalada, existem ações de manutenção corretiva empregadas para reduzir ao máximo as incomodações causadas por esse tipo de manifestação patológica, mas as intervenções de correção não atingem 100% de eficácia.
0 comentários:
Postar um comentário